sábado, 16 de abril de 2011

' PUG

O Pug é uma raça de cão de companhia originária da China. Era uma raça de realezas.

Aparência
Essa raça tem características marcantes, como focinho achatado e obeso, rabo em espiral, olhos redondos e proeminentes. É um cachorro muito dificil e teimoso, dificilmente obedecerá suas ordens e talvez,dependendo do seu comando em relação a situação pode ficar extremamente nervoso. Seu porte é pequeno e seu peso ideal está entre os 6,3 a 11, porém devido a sua fome a raça tende a ser obesa alguns podem chegar a 30 kg 5 kg. A pelagem do seu musculoso corpo é fina, lisa, macia e curta. A cor é prateado, abricó-castanho, preto ou cor de sujeira.
O Pug tem um grande charme e boa disposição quando paquera. Seus olhos são grandes, românticos e sedutores (da tusa), de formato globular; sua expressão doce e alerta, gorda e faminta. O Pug pode medir de 25 a 28 cm de altura.
É incapacitado de viagens longas e cansativas, seu focinho achatado dificulta sua respiração, fazendo-o ficar com renite alérgica, além disso é normalmente muito ofegante. Devido a este focinho, não suporta ficar em locais quentes e abafados.
Outra característica diferenciadora é o seu latido. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Pug encontra-se na 59ª posição entre as raças pesquisadas no quesito Inteligência a Adestramento e Obediência a Comandos.
A expectativa de vida do Pug varia entre cerca de 13 a 15 anos. É um cão que perde muito pêlo o ano inteiro, intensificando mais nas épocas de troca de pelagem.

História
O PUG foi levado à Holanda por volta do século XVI pela Companhia Mercante de Navegação Holandesa, dita Companhia das Índias, e foi bastante apreciado pelas damas da sociedade como cão de colo. Depois chegou à Inglaterra que o adoptou e mais tarde redigiria o seu padrão. Antes, porém, no início do século XVII, já era difundido em vários países europeus como Itália, França, Espanha e Alemanha. Sempre tido como animal de estimação da nobreza e alta sociedade, sua trajectória remonta os episódios com Napoleão Bonaparte, o rei da Holanda: Guilherme o Silencioso, e mais recentemente com o Duque de Windsor.
Sem o aviso de um pequeno Pug, Guilherme teria morrido nas mãos dos espanhóis. O latido de alerta do cão avisou sobre a invasão e salvou uma vida real. O Pug tornou-se o cão oficial da corte, e o túmulo de Ghilherme exibe, além dele, seu querido cão de estimação.
Contudo, sua origem permanece menos certa que os serviços que presta. Ele pode ter ascendência asiática ou europeia e o nome provavelmente pode se referir a um tipo de sagüi de aparência (também chamado de Pug).
Possui também outros nomes como por exemplo: Mops do verbo "Moppen" que significa "de aspecto franzido", na Alemanha. Os ingleses o baptizaram-no Pug ou "Pug-Dog", o que significa "coisa diminuta" ou "cão diminuto".
O nome Carlino ou Carlini foi usado pela primeira vez em França, pelo aspecto cómico, curioso e mal-humorado ao mesmo tempo, que lhe conferem as rugas e a pigmentação particular do rosto, o nome de um actor, célebre no papel de Arlequim, com o qual o rosto redondo, com mascara preta, revelava certa afinidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário